2 de setembro de 2009

2009 - Ano Internacional da Astronomia

A Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas declarou 2009 o Ano Internacional da Astronomia (AIA 2009). Com a presença de 900 autoridades e cientistas de todo o mundo, o evento foi aberto nos dias 15 e 16 de janeiro, em cerimônia na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em Paris, na França.
Com participação de mais de 100 países, a iniciativa da Unesco e da União Astronômica Internacional (UAI) marcará os 400 anos de um dos eventos mais revolucionários da história da ciência: o primeiro uso astronômico de um telescópio por Galileu Galilei.
De acordo com os organizadores, o AIA 2009 irá estimular, em nível mundial, o interesse dos jovens pela astronomia e pela ciência. Eles estimam que com as atividades, no decorrer do ano, pelo menos 1 milhão de pessoas terá oportunidade de ver o céu por meio de telescópios.
O objetivo é aproveitar o fascínio produzido pelas descobertas astronômicas a fim de aproximar o público da ciência e da tecnologia e difundir uma mentalidade científica – característica central nas sociedades tecnológicas.
O destaque no Brasil foi a reinauguração do Observatório Astronômico do Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no dia 23 de janeiro. O observatório havia sido desativado na década de 1980 e foi reativado por iniciativa da UFMG e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Antes da reinauguração, durante a tarde, o Museu também promoveu oficinas para públicos variados, de curiosos a estudiosos da astronomia.
Fonte - Agência FAPESP


0 comentários:

Postar um comentário