Durante a minha graduação trabalhei dois anos no Laboratório de Química Fina da USP desenvolvendo um projeto de síntese orgânica na tentativa de sintetizar um novo tipo de prostaglandina. Este composto é um hormônio produzido naturalmente no organismo humano e desempenha diferentes funções de acordo com as variações de sua cadeia orgânica. O objetivo do projeto desenvolvido era chegar à seguinte prostaglandina e testá-la biologicamente para descobrir qual sua função.Possíveis funções das prostaglandinas no organismo:
- Reprodução: luteólise, contração uterina (parto, menstruação ou aborto), transporte do sêmen, motilidade das trompas, contração do canal deferente.
- Sistema circulatório: algumas PGs são vasodilatadoras, proporcionando melhor irrigação. Nos rins, as PGs melhoram a filtração glomerular, por melhorarem a irrigação local.
- Sistema digestivo:
PGE 2 e PGI 2 são importantes na motilidade e no peristaltismo
PGI 2 está associada á proteção da mucosa gástrica, aumento de secreção de muco e cicatrização de feridas e úlceras. - Sistema imunitário: importante ação vasodilatadora, permitindo extravasamento de plasma e migração de células em tecidos inflamados, sendo liberada pelas células que participam do processo inflamatório.
- Sistema Respiratório: broncodilatação.
- Outros: lipólise, termorregulação, febre, dor, anafilaxia,quimiotaxia.
2 comentários:
Juliana, parabéns pela sua pesquisa! Continue assim...
E a sua pesquisa deu certo, Ju? *-*
Beijos, :D (Isabella B. Arantes - 8ª série)
Postar um comentário