18 de agosto de 2009

Curiosidades

O sangue de todos os mamíferos é vermelho, mas o de insetos é amarelo, sabia? E tem mais: as lagostas tem razões de sobra para serem consideradas "chiques"! Além de ser um fruto do mar muito apreciado (e caro também), ela tem o sangue azul!

Você sabia que a barata é uma das campeãs de velocidade no reino animal? Pois é, ela pode correr um metro por segundo! Achou pouco? Pois saiba que, para um homem, isso equivale a correr 150 quilômetros por hora!!

O céu da Terra é azul porque as moléculas de azoto e de oxigénio, que formam a maior parte da atmosfera, filtram a componente azul da luz solar. Já em Marte, o céu é cor-de-rosa, em Urano é verde, em Vénus é amarelo-laranja, em Júpiter é preto e não se vêem estrelas.

Hoje, sabemos que o tamanho do átomo é de 10.000 a 100.000 vezes maior que o seu núcleo. Para efeito de comparação, podemos imaginar o núcleo atómico como uma formiga no centro de um estádio como o Maracanã (dos maiores estádios do mundo, situado no Brasil).

O milho é muito duro e retém pequenas bolhas de ar em seu interior. Quando o milho esquenta, o ar retido tenta expandir-se, aumentando mais de 20 vezes o seu volume. As moléculas do ar movimentam-se com rapidez e pressionam cada vez mais fortemente as paredes resistentes das pequenas bolhas, até que elas se rompem e os grãos de milho explodem em pipocas leves e macias.

É perigoso agitar um recipiente com água que acaba de sair do microondas?
No microondas, a água ferve homogeneamente e pode atingir 100 graus Celsius sem entrar em ebulição. Mas, se o recipiente for agitado, as bolhas de ar que ficam presas junto às paredes podem se soltar e desencadear uma fervura repentina.

Os veículos motorizados são responsáveis por quase 50% da poluição atmosférica. O conversor catalítico é um dispositivo que utiliza um catalisador de platina e paládio para converter os produtos da combustão incompleta da gasolina (NO, CO) em outros menos danosos, como o CO2, N2 e H2O.

Uma mosca doméstica vive cerca de três a oito semanas. Nesse meio tempo, ela produz de 400 a mil ovos. Toda essa fertilidade faz com que uma fêmea possa ter seu número de decendentes, enquanto viva, escrito com treze dígitos (ou seja, cerca de um quatrilhão de parentes, entre filhos, netos e bisnetos).


1 comentários:

Isabella Branquinho disse...

Algumas dessas curiosidades têm na sala de Ciências! *-*
Beijos, :D (Isabella B. Arantes - 8ª série)

Postar um comentário