30 de outubro de 2011

Enem... Again!!

Oi pessoal,

Diante dos últimos acontecimentos não poderia deixar de comentar os absurdos do enem... Nova tentativa e "velhos" erros.
Falta de bom senso, organização e, acima de tudo, respeito.
É difícil até comentar esse assunto tamanha indignação!!
Como vocês sabem, adoro charges e achei essas bem legais e ilustram bem o que está acontecendo:




13 de outubro de 2011

Projeto Refrigerante - 9°ano

Projeto: Testando o método científico

Produção de refrigerante

Público alvo: 9° ano

Disciplinas: Química, Artes e Matemática

Justificativa: A Química é a ciência que estuda a matéria, as transformações químicas por ela sofridas e as variações de energia que acompanham estas transformações. Ela representa uma parte importante em todas as ciências naturais, básicas e aplicadas. O crescimento e metabolismo das plantas, a formação de rochas, a degradação dos poluentes ambientais, a ação medicinal de drogas: nada disto pode ser compreendido sem o conhecimento e as perspectivas fornecidas pela Química e, como qualquer ciência, progride através da chamada atividade científica ou pesquisa científica ou método cientifico de trabalho que, em linhas gerais, se desenvolve da seguinte maneira:

  • Observações de fatos ou fenômenos
  • Realização de experiências

O aprendizado pleno de conceitos químicos é otimizado quando há a interligação da teoria com a prática. Deve-se integrar as atividades de modo a complementar e garantir os meios necessário para que o aluno possa obter êxito no aprendizado relacionado à área das ciências da natureza.

A matemática complementa o projeto uma vez que este inclui um levantamento e análise de dados. A estatística é uma ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados, preocupando-se com os métodos de recolha, organização, resumo, apresentação e interpretação dos dados, assim como tirar conclusões sobre as características das fontes donde estes foram retirados, para melhor compreender as situações.

A elaboração de uma embalagem para o refrigerante que será produzido será trabalhado na disciplina de Artes, a partir da análise de rótulos já existentes no mercado com as especificações necessárias e o design que agrade os consumidores.

Objetivos: Fazer uma relação da elaboração do método científico e suas etapas com atividades práticas de laboratório de química, proporcionando aos alunos a aplicação concreta do conteúdo estudado na disciplina bem como despertar o interesse dos estudantes para a pesquisa e iniciação científica.

Proporcionar um aprendizado estatístico, auxiliando na interpretação dos dados obtidos e na elaboração de cálculos que permitem melhor compreensão da pesquisa realizada.

Fazer uma análise dos rótulos dos produtos existentes no mercado e das propagadas utilizadas pela mídia para a criação da embalagem do refrigerante.

Descrição: Neste projeto, os alunos devem realizar as etapas do método científico, desde a escolha do tema para a realização da atividade, as pesquisas para fundamentação do projeto até fabricação do refrigerante.

Após a escolha de tema e do composto a ser elaborado, os grupos serão divididos. Cada integrante irá realizar uma função na fase inicial do projeto. Simulando o funcionamento de uma empresa, os alunos assumem cargos para elaboração e organização do trabalho.

Os alunos fizeram entrevistas para fazer um levantamento sobre os dados estatísticos para estabelecer um perfil do consumidor do refrigerante. Cada grupo entrevistou 50 pessoas com características diferentes para garantir a veracidade da amostragem.

Os estudantes fizeram as análises dos dados coletados nas pesquisas e os cálculos estatísticos dos mesmos. Depois, cada grupo trabalhou com as informações das entrevistas e fizeram gráficos para ilustrar as estatísticas obtidas. Nesta etapa, contaram com a ajuda do professor de matemática Henrique.

A terceira etapa foi a elaboração de propagandas para divulgar o refrigerante. O rótulo do produto de cada grupo foi desenvolvido na aula de artes com a ajuda da Professora Juliana.

Após a conclusão da etapa inicial, os alunos se reúnem para discutir os aspectos levantados nas pesquisas: custo de produção, marcas preferidas, razões para escolher um refrigerante, compostos fundamentais para elaboração dos mesmos e as dificuldades encontradas para conclusão de cada etapa.

Na última etapa, os alunos concretizam a fabricação do refrigerante para finalizar o projeto.

Opção 1: Soda limonada

Materiais:

  • 5 cm³ de suco de limão
  • 19 gramas de açúcar
  • 9 gramas de acido tartárico
  • 10 gramas de bicarbonato de sódio
  • 250 gramas de água filtrada

Procedimento: Junta-se o limão, o açúcar e o ácido tartárico à água.Dissolve-se bem o açúcar e o ácido tartárico e filtra-se. Coloca-se o filtrado numa garrafa e junta-se o bicarbonato, fechando hermeticamente. A dosagem do açúcar e do limão variam conforme a exigência do consumidor.

Opção 2: Guaraná Caseiro

Materiais:

  • 250 ml de água filtrada
  • 1 grama de guaraná pulverizado (em pó)
  • 20 gramas de açúcar
  • 9 gramas de ácido tartárico
  • 10 gramas de bicarbonato de sódio

Procedimento: Deixa-se o guaraná pulverizado em maceração durante 48 horas. Filtra-se, adicionando-se o açúcar e o ácido tartárico. Caso haja alguma dificuldade na dissolução do ácido tartárico, aquece-se para facilitar a dissolução.Resfriar, filtrar e engarrafar. Uma vez engarrafado, adicione o bicarbonato de sódio e fechar hermeticamente a garrafa.

Confiram as fotos:











Dica de site

Pessoal

Dá uma olhada nesse site... muitas coisas legais!
Dica da Ana Paula, hein?

bjos

22 de setembro de 2011

Seminário - 8°ano

Olá pessoal,

Para complementar o conteúdo do Grupo 8, os alunos se dividiram em grupos e preparam seminários para apresentar os nossos 5 sentidos. Tivemos ótimas apresentações e muitas surpresas nas dinâmicas realizadas para testar os sentidos.
Parabéns pelo empenho.
Vou tentar postar o vídeo produzido pelas meninas do 8°A...
Confira algumas fotos:







13 de setembro de 2011

ShowCOC.... aguardem...



Olimpíada de Química

Olá pessoal,

Parabéns aos alunos aprovados para a 2ª fase da OBEQJr!!

9° Ano B - Carolina Miné dos Reis

9° Ano A - João Luís Queiroz Simei

9° Ano C - Fernando Morelli Marangoni

9° Ano A - Raquel Martins Milaré

9° Ano A - Allan Sartori Coelho

9° Ano A - Douglas da Silva Carvalho

9° Ano A - Guilherme Dias Brentini

9° Ano D - Samira Marangoni Alarcon

11 de setembro de 2011

Respire bem e emagreça!

Observe sua respiração. Quando inspira, movimenta o peito e o abdome? Como solta o ar? Numa baforada só ou devagarinho? Não é comum darmos muita atenção à maneira como inspiramos ou expiramos, não é mesmo? Afinal, trata-se de um ato involuntário que realizamos mais de 20 mil vezes ao dia. “Mas esse mecanismo, quando realizado de forma lenta e profunda, avisa para o cérebro que não há ‘perigo à vista’, favorecendo o relaxamento”, explica o pneumologista José Nader (SP). E a tranquilidade gerada pode fazer uma baita diferença na saúde e também na balança. É isso mesmo: se seu desejo é emagrecer, respire fundo! Você já deve ter ouvido várias vezes que a ansiedade é um dos principais inimigos de um corpo enxuto. Basta lembrar aqueles momentos em que estamos com os nervos à flor da pele. O que acontece? Normalmente, atacamos a geladeira na tentativa de relaxar.

Por outro lado, iniciar uma dieta também dispara os batimentos cardíacos, já que a restrição alimentar gera uma certa angústia. Resultado: a respiração fica curta e se concentra na altura do peito, com movimentos rápidos. Essa é a chamada respiração torácica. “Para piorar tamanho estresse alimentado pelo estado ofegante, o organismo passa a produzir níveis mais altos de cortisol, hormônio que aumenta o apetite, estimula a produção de células de gordura e as torna infladas, além de inibir a queima das que estavam estocadas. Por tudo isso, a respiração correta já é considerada um dos pilares para o tratamento de casos de ansiedade e obesidade”, completa o endocrinologista Jairo Prates (RJ).

Reportagem completa: http://dietaja.uol.com.br/saude-fitness/199/artigo227186-1.asp


30 de agosto de 2011

Entenda por que você deixa tudo para a última hora


A coisa é tão ruim que até o nome é feio: procrastinação. O "palavrão" designa a ofensa que a pessoa faz a si mesma, mesmo sabendo que isso só a deixará mais vulnerável, sujeita a cometer mais erros, angustiada e exaurida.

O impulso da procrastinação leva você a fazer qualquer coisa, mesmo sem graça, em vez daquilo que é mesmo necessário. Ou você nunca se pegou deletando o lixo do e-mail na hora em que deveria estar enviando um relatório?

ENROLATION
Em levantamento inédito, 33% dos profissionais brasileiros afirmaram gastar duas horas da jornada sem fazer nada de efetivo e 52% admitiram deixar atividades necessárias para a última hora. Os índices da pesquisa feita por Christian Barbosa, especialista em gestão de tempo, são mais altos que os de pesquisas semelhantes nos EUA, no Reino Unido e na Austrália, onde enroladores crônicos são 20% da população economicamente ativa.

"Aqui, as pessoas se sentem poderosas deixando tudo para a última hora e não ficam culpadas por isso", diz a psicóloga Rachel Kerbauy, da Sociedade Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, que pesquisou como brasileiros protelam exames e cuidados de saúde.

A culpa com a procrastinação pesa mais em sociedades influenciadas pelo luteranismo ou calvinismo, diz o professor de filosofia Mario Sergio Cortella, da PUC-SP. "A religião colocou o trabalho como elemento de salvação. Adiá-lo vira um vício."

Independentemente de aspectos culturais e morais, a procrastinação, além de não ajudar, atrapalha. E empurrar com a barriga não tira o problema da frente, só faz ele crescer nos pensamentos.

"A única coisa que se pode ganhar é culpa. A pessoa nem consegue fazer algo prazeroso em troca, porque não é uma escolha livre do uso do tempo", diz Cortella.

Na pesquisa, que incluiu 1.606 pessoas, as principais explicações para a enrolação foram falta de tempo, medo do fracasso e complexidade da tarefa a ser feita.

Mas, para a psicanalista Raquel Ajzenberg, da Sociedade Brasileira de Psicanálise, as causas do comportamento podem estar ligadas a dificuldades maiores.

AUTOBOICOTE
Um dos motivos é o que Freud chamou de "fracasso como êxito". É quando a pessoa, por motivos inconscientes, recua sempre que está perto de uma situação de sucesso. Os adiamentos crônicos são um autoboicote.

Acontece também com os perfeccionistas. Para eles, o medo de não conseguir fazer algo impecável paralisa a ação, e o planejamento excessivo para cumprir metas muito idealizadas os leva a adiar o trabalho constantemente.

"A pessoa tem uma coisa importante para fazer, mas fica cavando mais buracos, descobrindo problemas para resolver antes e não faz o que deve ser feito", diz Barbosa.
Ele diz que a maioria é treinada na infância a deixar tudo para a última hora, porque os pais agiam assim.

Culpa também do sistema educacional, vê Cortella. "O estudante daqui é viciado em provas feitas só com a memória. Se é para decorar, o mais fácil é só estudar na véspera."

Enquanto psicanalistas analisam as motivações inconscientes da procrastinação e filósofos se debruçam sobre seus aspectos éticos e morais, os economistas estudam o problema pensando na relação custo-benefício.

Até um prêmio Nobel de economia, o americano George Akerlof, tratou do assunto. Ele concluiu que as pessoas adiam porque os custos imediatos de fazer determinada tarefa parecem mais reais do que o preço de fazê-la no futuro.

"Você tem certeza de qual é o custo imediato, o desprazer do esforço, e tem certa miopia em relação aos benefícios futuros. Acredita que protelar é uma escolha racional, mas é um autoengano", diz o economista Paulo Furquim, professor da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.

SOB PRESSÃO
Essa ilusão de óptica ajuda a entender por que algumas pessoas embaçam até nas tarefas necessárias para fazer algo de que gostam.

Algumas pessoas também tentam fazer do adiamento uma tática de ação, porque só conseguem se motivar no sufoco da última hora.

Para Barbosa, isso é um padrão mental adquirido por força do hábito. "A pessoa treinou para produzir sob pressão. Se treinou, dá para destreinar e aprender um novo modelo de lidar com o tempo", afirma.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/966952-entenda-por-que-voce-deixa-tudo-para-a-ultima-hora.shtml - IARA BIDERMAN


26 de agosto de 2011

Doença rara faz com que mulher não ganhe peso

Poder comer sem engordar nada parece ser o sonho de toda a mulher, mas para Carole French a realidade é diferente. Na adolescência ela foi diagnosticada com uma doença rara chamada muscular fibrositis disproportion que impede que ela acumule gordura no corpo, segundo o Daily Mail. Apenas ela e mais uma outra pessoa no mundo foram diagnosticadas com essa doença.

French contou ao Daily Mail que durante toda a vida sofreu com as gozações dos colegas e com pessoas que acham que ela é anoréxica e a tratam como uma aberração. Mas ela afirma que come como um cavalo, tentando ganhar algum peso. A doença impede que ela acumule gordura, mas ela possui a mesma quantidade de músculo de uma pessoa normal, com uma porcentagem de gordura baixa demais.

Aos 50 anos, hoje French tem dois filhos, mede 1,62 metros e pesa apenas 38 quilos. Para se vestir ela precisa recorrer a tamanhos infantis, para crianças de 8 ou 10 anos. Sua condição ainda faz com que ela se sinta sempre cansada e tenha maior risco de osteoporose e artrite.


12 de agosto de 2011

Chuva de meteoros pode ser vista na noite desta sexta-feira

Apesar de se melhor observada no hemisfério norte, todos os países, com exceção do extremo sul do planeta (que não inclui o Brasil), poderão ver a chuva de meteoros. É só olhar na direção do horizonte, já que por aqui as Perseidas não devem aparecer no alto do céu.

Batizada Perseidas, porque os meteoros parecerem se originar da constelação de Perseu, ela é provocada por detritos deixados pela passagem do cometa Swift-Tuttle, que a cada 133 anos visita a região interna do Sistema Solar. São cerca de 20 a 30 "estrelas cadentes" por hora.

Você pode participar de um chat ao vivo com um astronauta ou ver câmeras da Nasa ou de outros sites a chuva de meteoros.

As Perseidas são observadas por pelo menos 2.000 anos e, a cada ano, em agosto, a Terra passa através da nuvem de fragmentos do cometa. Esses pedaços de gelo e poeira - a maioria com mais de 1.000 anos - queimam ao entrar na atmosfera da Terra.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2011/08/12/chuva-de-meteoros-pode-ser-vista-na-noite-desta-sexta-feira.jhtm

Fonte: