26 de março de 2011

Hora do planeta 2011

O que é?

A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos.

Quando?

Sábado, dia 26 de março, das 20h30 às 21h30. Apague as luzes para ver um mundo melhor. Hora do Planeta 2011.

Onde?

No mundo todo e na sua cidade, empresa, casa... Em 2010, mais de um bilhão de pessoas em 4616 cidades, em 128 países, apagaram as luzes durante a Hora do Planeta. Em 2011, a mobilização será ainda maior.

Participe!!

Fonte: www.horadoplaneta.org.br

22 de março de 2011

Construção do modelo tridimensional da célula - 8°ano A e B


Para complementar o estudo das células o 8°ano A e B construíram, em sala de aula, modelos tridimensionais desta estrutura a partir de materiais inusitados, como gelatina (para representar o citoplasma), macarrão, arroz, feijão (para representar as organelas citoplasmáticas).
A atividade foi realizada em grupos de maneira que houvesse troca de informações entre os alunos, aliando aprendizado e diversão!
Agradeço pela dedicação...
Confiram algumas fotos:














7 de março de 2011

Tartaruga com duas cabeças

Com duas cabeças e cinco pernas, tartaruga da espécie africana Geochelone sulcata é exibida em Zilina nesta segunda-feira (7). O animal tem sete semanas de idade e nasceu na Eslováquia

Fonte: www.uol.com.br

24 de fevereiro de 2011

100ª postagem!! Uma breve reflexão...

Oi pessoal,

Estava pensando no que postar por aqui e decidi aproveitar a 100ª postagem para escrever um pouco sobre a educação. É evidente que não sou uma grande escritora, mas se trata de um tema tão significativo que vou tentar fazer uma breve reflexão...
Desde que ingressei nesta área percebi que ser professor não é apenas uma profissão, um ofício, trata-se de um dom. No meu caso, talvez até hereditário...
Acredito que somos capazes de formar cidadãos aptos a mudar o mundo... ou será que apenas fazemos nossa parte e somos coniventes com a perspectiva de um futuro tenebroso baseado na violência que assombra muitas escolas?
Se quisermos realmente ser bons educadores, devemos dar o exemplo e acreditar que podemos fazer mais e melhor. A dedicação e a busca por conhecimento devem ser constantes. Agregar valor mental não é fácil. Mas ninguém disse e esperaria que fosse...
A luta é diária e a recompensa é incalculável... pelo menos tem sido assim até então...
Acredite... tem valido a pena!!

Beijos :-)

"A educação, no sentido em que a entendo, pode ser definida como a formação, por meio da instrução, de certos hábitos mentais e de certa perspectiva em relação à vida e ao mundo. Resta indagar de nós mesmos, que hábitos mentais e que gênero de perspectiva pode-se esperar como resultado da instrução? Um vez respondida essa questão, podemos tentar decidir com o que a ciência pode contribuir para a formação dos hábitos e da perspectiva que desejamos." (Bertrand Russell)

4 de fevereiro de 2011

Experiência - 9° ano ("Bomba de Bolhas")

Olá pessoal,

Para iniciar o ano letivo, resolvi começar com um experimento para demonstrar para os alunos do 9°ano que a Química pode ser bem divertida!
A experiência é conhecida como Bomba de Bolhas e pode ser realizado por qualquer pessoa... basta ter cuidado para não se sujar!
Os melhores resultados foram obtidos com o 9°A, uma vez que a bomba explodiu literalmente.
Agradeço a colaboração dos alunos!
Aguardem novos experimentos...










2 de fevereiro de 2011

Popeye tinha razão!

Um estudo científico demonstrou que Popeye tinha razão ao afirmar que sua força vinha do espinafre.

O famoso marinheiro, personagem de quadrinhos americano que depois virou desenho animado, engolia o conteúdo de uma lata de espinafre cada vez que tinha que utilizar seus músculos para sair de uma encrenca.

Agora os pesquisadores descobriram que comer um prato de espinafre todos os dias realmente aumenta a eficiência muscular.

O consumo de 300 gramas de espinafre reduz em um 5% a quantidade de oxigênio necessária para o funcionamento dos músculos quando se faz exercício físico, segundo um estudo publicado na revista "Cell Metabolism".

O segredo não está no ferro, mas nos nitratos, muito abundantes nessa hortaliça e que chegam com mais eficiência às mitocôndrias, que produzem energia nas células.

"É como se puséssemos combustível nos músculos. O espinafre faz com que funcionem com muito mais suavidade e eficácia", afirma o autor do estudo, Eddie Weitzberg, do Instituto Karolinska, de Estocolmo.

O cientista deu a um grupo de voluntários durante três dias suplementos puros de nitrato em uma quantidade equivalente à encontrada em um prato de espinafre.

No começo e no final da experiência, os voluntários pedalaram em uma bicicleta ergométrica enquanto era medido seu consumo de oxigênio, que foi entre 3% e 5% menor do que no final da atividade.

"É um efeito profundo e significativo. Demonstra que Popeye tinha razão", comenta o especialista.

Fonte (reportagem e figura) :http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/efe/2011/02/02/pesquisa-mostra-que-popeye-tinha-razao-espinafre-reforca-os-musculos.jhtm

18 de janeiro de 2011

Algumas charges...





É possível evitar enchentes nas grandes cidades?

Não existe fórmula mágica para evitar os alagamentos, mas algumas mudanças na estrutura dos grandes centros urbanos podem minimizar o efeito do excesso de água.O desafio principal é encontrar alternativas para evitar a impermeabilização do solo e o assoreamento dos rios (acúmulo de detritos que causa a redução da profundidade e da vazão). Afinal, reduzir o volume de chuvas não é possível, nem desejável. Em São Paulo, por exemplo, o volume médio de chuvas em dezembro e janeiro - os meses mais molhados do ano - é de cerca de 200 milímetros ou o equivalente a 200 litros de água em 1 metro quadrado por mês. Mas, às vezes, o volume mensal desaba de uma só vez, em um único dia de chuva intensa. Em certos dias de enchente no ano passado, chegaram a cair 83,8 milímetros em uma hora na Terra da Garoa! Como as vias de escoamento da cidade não dão conta de drenar tanta água e os rios estão cada vez mais estreitos e rasos, o resultado são ruas alagadas, trânsito e todo o caos que você já deve conhecer.

Dois tempos

Algumas mudanças estruturais podem livrar uma cidade de enchentes

PINTOU SUJEIRA

Não precisa nem falar que jogar lixo nos rios polui a água e acaba com qualquer tipo de vida que exista por ali. Mas o mau costume causa ainda o assoreamento dos rios, ou seja, o lixo se acumula nas bordas e no fundo dos rios, deixando-os mais rasos e estreitos. Assim, transbordam facilmente

TRÁFEGO PROIBIDO

Usar avenidas vizinhas a rios como vias de grande circulação é uma péssima idéia. Quando chove muito e o nível do rio sobe, essas áreas são as primeiras a sofrer e comprometem o trânsito da cidade inteira

RESPIRACHÃO

Áreas cobertas com asfalto e cimento ficam totalmente impermeáveis. Além de impossibilitar a absorção da água da chuva, o solo impermeabilizado faz a água correr mais rápido e tomar conta da cidade rapidamente

ABRINDO UMA BRECHA

O uso de pavimentos mais permeáveis à água é uma alternativa ao asfalto. Blocos intertravados - como os usados em calçadões e em ruas de cidades menores - assentados sobre areia permitem que a água penetre no solo e escoe sob o piso das ruas e avenidas

AVENIDA VEGETAL

Nas margens dos rios, o ideal seria ter faixas cobertas por vegetação. Em casos de transbordamento, a água seria absorvida pelo solo livre de calçamento. As vias de tráfego intenso ficariam o mais longe possível das áreas facilmente alagáveis

VERDE QUE TE QUERO VERDE

Quanto mais espaço coberto por vegetação, melhor. Solo não pavimentado absorve até 90% da água da chuva. As cidades deveriam ter 12 m² de área verde por habitante - São Paulo tem uma média de apenas 4m²

PISCININHAS

Algumas cidades já têm piscinões para receber a água das chuvas, mas outra solução possível é a construção de minipiscinões em casas e edifícios. Além de evitar inundações, os reservatórios permitiriam usar a água da chuva em serviços domésticos

Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/ambiente/pergunta_287639.shtml

12 de janeiro de 2011

Escovas de dentes podem acumular bactérias prejudiciais à saúde em apenas dois meses


Umidade, pouca circulação de ar e restos de comida formam o ambiente mais propício que existe para a proliferação de fungos e bactérias. Não é difícil concluir, portanto, que as escovas de dentes são alvos frequentes de micro-organismos. Para piorar, elas nem sempre ficam dentro do armário do banheiro, por isso estão expostas às gotículas lançadas do vaso sanitário para o ar quando alguém dá a descarga sem fechar a tampa.

Ficou com nojo? Então é bom higienizar as cerdas de vez em quando e, se isso não for possível, trocar a escova com frequência maior que a recomendada. É o que se pode concluir de uma pesquisa realizada na Veris Faculdades, em Campinas, que analisou a presença de diferentes tipos de micro-organismos no utensílio, inclusive coliformes fecais e outras bactérias que podem causar problemas gastrointestinais e febre

As pesquisadoras Tássia Bulhões e Adriana Perez analisaram dez escovas de dente – metade com dois ou três meses de uso e a outra metade, com apenas um mês. Todas elas apresentaram micro-organismos, mas aquelas usadas por apenas 30 dias tiveram índices bem mais baixos.

Cada escova com mais de um mês de uso continha uma média de 1.100 coliformes fecais, 11 mil bactérias do tipo estafilococos coagulase negativa e cerca de 6.500 bolores e leveduras. Aquelas usadas por somente 30 dias apresentaram apenas 13 estafilococos, uma colônia de fungos e poucos coliformes fecais. A bactériaPseudomonas aeruginosa, encontrada nas escovas usadas por mais tempo, não apareceu nas mais novas.

“Muitos desses micro-organismos têm sua população dobrada em poucos minutos e, se o usuário tem alguma lesão na boca ou gengivite, as portas ficam abertas para infecções que podem ser graves se a pessoa estiver com o sistema imunológico comprometido”, explica a orientadora do trabalho, a professora de microbiologia Rosana Siqueira dos Santos.

O estudo chama a atenção para a necessidade de higienizar a escova de dentes todo dia, ou pelo menos uma vez por semana, deixando as cerdas de molho por dez minutos em um recipiente com antisséptico bucal ou solução à base de clorexidina, produtos facilmente encontrados na farmácia. “Se a pessoa não tiver nada em casa, pode mergulhar a escova em água fervente também por dez minutos”, afirma a professora.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2011/01/12/escovas-de-dentes-podem-acumular-bacterias-prejudiciais-a-saude-em-apenas-dois-meses.jhtm

5 de janeiro de 2011

Hormônio pode explicar por que mulheres choram com mais facilidade

Muitas pesquisas históricas têm atribuído a diferença dos hábitos de choro do homem e da mulher a pressões sociais. Mas um eminente pesquisador sobre as lágrimas, William H. Frey II, que teorizou, há três décadas, que chorar tinha uma função excretória de alívio do estresse, acredita também numa diferença hormonal.

Frey, bioquímico e farmacologista que hoje é diretor do Centro de Pesquisa de Alzheimer no Regions Hospital, em St. Paul, Minnesota, diz que homens e mulheres possuem mais de determinados químicos nas lágrimas que têm origem em emoções, ao contrário do que ocorre com as lágrimas que caem em resposta a estímulos físicos, como cortar cebola. Entre essas substâncias estão os hormônios prolactina (associado à produção de leite) e adrenocorticotrópico, e o neurotransmissor leucina encefalina – todos liberados quando o corpo está sob estresse

Autor de "Crying: The Mystery of Tears" (algo como "Choro: O mistério das lágrimas", de 1985), Frey especula que, como as lágrimas das mulheres mostram níveis significativamente mais altos de prolactina entre os 15 e os 30 anos de idade, a diferença pode estar associada a lágrimas frequentes, para excretar o estresse. Também se sugere que a própria prolactina estimule as lágrimas em ambos os sexos.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2011/01/05/hormonio-pode-explicar-por-que-mulheres-choram-com-mais-facilidade.jhtm