27 de junho de 2010

Testando o método científico: Formulação do xampu

O projeto realizado com o 9° ano teve como objetivo fazer uma relação da elaboração do método científico e suas etapas com atividades práticas de laboratório de química, proporcionando aos alunos a plicação concreta do conteúdo estudado na disciplina bem como despertar o interesse dos estudantes para a pesquisa e iniciação científica.
Os alunos pesquisaram os componentes da formulação de diferentes marcas de xampu bem como fizeram pesquisas de campo para levantar estatísticas a respeito da preferência da população. Depois puderam aplicar o que pesquisaram colocando a "mão na massa", literalmente!
Parabéns pelo empenho!
Confiram as fotos:












8 de junho de 2010

Mostra "práCachorro" - São Paulo

O "melhor amigo do homem" será homenageado este mês pelo espaço cultural Matilha Cultural, em São Paulo. Entre os dias 8 de junho e 3 de julho, o local promove a mostra "práCachorro", que contempla uma série de atividades voltadas aos caninos e a seus admiradores. Entre elas, exposições fotográfica e com trabalhos de grafiteiros, além de uma instalação.
A mostra "Cachorros", de Paola Vianna, apresenta 29 fotos tiradas entre 2004 e 2010, traçando uma linha que aproxima o espectador do olhar do cachorro, na qual são abordados os contextos da familia, descaso, companheirismo e morte no Brasil, Bolívia, Peru e Chile.
Quem estiver em São Paulo, vale a pena!
Fonte: uol.com.br




1 de junho de 2010

Quantas palavras os cães entendem?

A maioria dos cães compreende o básico: "pegue", "sente" e "fique", mas, se você tiver motivação e paciência, provavelmente poderá ensinar ao seu cão até mesmo mais do que 100 palavras. Stanley Coren, um psicólogo que fez uma quantidade significativa de pesquisas sobre a inteligência canina sugere que o cão treinado conhece cerca de 160 palavras. Alguns cães até possuem um vocabulário tão vasto quanto o dos bebês humanos.

Pelo menos desde os anos 70, quando os pesquisadores treinaram com sucesso chimpanzés para usar e ler palavras em uma linguagem de sinais, nós sabemos que a linguagem, em um sentido amplo do termo, não é exclusividade dos humanos. Os animais têm potencial cerebral para compreender a linguagem humana e usar suas próprias linguagens de formas surpreendentemente profundas. Sabemos que os papagaios podem ser treinados para falar palavras humanas. E cães reagem à palavra "passear" abanando o rabo!

Fonte: ciencia.hsw.uol.com.br