24 de fevereiro de 2011

100ª postagem!! Uma breve reflexão...

Oi pessoal,

Estava pensando no que postar por aqui e decidi aproveitar a 100ª postagem para escrever um pouco sobre a educação. É evidente que não sou uma grande escritora, mas se trata de um tema tão significativo que vou tentar fazer uma breve reflexão...
Desde que ingressei nesta área percebi que ser professor não é apenas uma profissão, um ofício, trata-se de um dom. No meu caso, talvez até hereditário...
Acredito que somos capazes de formar cidadãos aptos a mudar o mundo... ou será que apenas fazemos nossa parte e somos coniventes com a perspectiva de um futuro tenebroso baseado na violência que assombra muitas escolas?
Se quisermos realmente ser bons educadores, devemos dar o exemplo e acreditar que podemos fazer mais e melhor. A dedicação e a busca por conhecimento devem ser constantes. Agregar valor mental não é fácil. Mas ninguém disse e esperaria que fosse...
A luta é diária e a recompensa é incalculável... pelo menos tem sido assim até então...
Acredite... tem valido a pena!!

Beijos :-)

"A educação, no sentido em que a entendo, pode ser definida como a formação, por meio da instrução, de certos hábitos mentais e de certa perspectiva em relação à vida e ao mundo. Resta indagar de nós mesmos, que hábitos mentais e que gênero de perspectiva pode-se esperar como resultado da instrução? Um vez respondida essa questão, podemos tentar decidir com o que a ciência pode contribuir para a formação dos hábitos e da perspectiva que desejamos." (Bertrand Russell)

4 de fevereiro de 2011

Experiência - 9° ano ("Bomba de Bolhas")

Olá pessoal,

Para iniciar o ano letivo, resolvi começar com um experimento para demonstrar para os alunos do 9°ano que a Química pode ser bem divertida!
A experiência é conhecida como Bomba de Bolhas e pode ser realizado por qualquer pessoa... basta ter cuidado para não se sujar!
Os melhores resultados foram obtidos com o 9°A, uma vez que a bomba explodiu literalmente.
Agradeço a colaboração dos alunos!
Aguardem novos experimentos...










2 de fevereiro de 2011

Popeye tinha razão!

Um estudo científico demonstrou que Popeye tinha razão ao afirmar que sua força vinha do espinafre.

O famoso marinheiro, personagem de quadrinhos americano que depois virou desenho animado, engolia o conteúdo de uma lata de espinafre cada vez que tinha que utilizar seus músculos para sair de uma encrenca.

Agora os pesquisadores descobriram que comer um prato de espinafre todos os dias realmente aumenta a eficiência muscular.

O consumo de 300 gramas de espinafre reduz em um 5% a quantidade de oxigênio necessária para o funcionamento dos músculos quando se faz exercício físico, segundo um estudo publicado na revista "Cell Metabolism".

O segredo não está no ferro, mas nos nitratos, muito abundantes nessa hortaliça e que chegam com mais eficiência às mitocôndrias, que produzem energia nas células.

"É como se puséssemos combustível nos músculos. O espinafre faz com que funcionem com muito mais suavidade e eficácia", afirma o autor do estudo, Eddie Weitzberg, do Instituto Karolinska, de Estocolmo.

O cientista deu a um grupo de voluntários durante três dias suplementos puros de nitrato em uma quantidade equivalente à encontrada em um prato de espinafre.

No começo e no final da experiência, os voluntários pedalaram em uma bicicleta ergométrica enquanto era medido seu consumo de oxigênio, que foi entre 3% e 5% menor do que no final da atividade.

"É um efeito profundo e significativo. Demonstra que Popeye tinha razão", comenta o especialista.

Fonte (reportagem e figura) :http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/efe/2011/02/02/pesquisa-mostra-que-popeye-tinha-razao-espinafre-reforca-os-musculos.jhtm