29 de janeiro de 2010

Volta às aulas...

Olá pessoal,

Finalmente o ano letivo irá começar!
Deixar de lado a preguiça e o sono da manhã para recomeçar.
Iniciar mais um ano com o desejo de que este seja ainda melhor do que o ano passado...
Aprendizado, conhecimento e a perspectiva de ajudar a formar cidadãos aptos a mudar, ou ao menos, melhorar o mundo!

Até segunda!!


24 de janeiro de 2010

Dicas: como conservar mente e corpo

Sabemos que o nosso cotidiano é agitado e não temos tempo para cuidar de nosso corpo como deveríamos. Por isso transcrevo abaixo algumas dicas fáceis e importantes para auxiliar na conservação da nossa mente e corpo:

1 - "Como qualquer máquina ou músculo, o cérebro precisa de cuidados para funcionar corretamente. E algumas mudanças na rotina podem ajudar a estimulá-lo: use o relógio de pulso no braço direito, ande pela casa de trás para frente, olhe fotos de cabeça para baixo, veja as horas num espelho, faça um novo caminho para ir ao trabalho, decore uma palavra nova por dia."
Carlos Maurício Prado, especialista em Ginástica Cerebral

2 - "Conheça o seu corpo; ele nos avisa com sinais as necessidades importantes, como comer (fome) e dormir (sono). No caso da dor, por exemplo, é um aviso para buscar a sua causa real, portanto nunca ignore a dor ou a suprima com drogas sem procurar a raiz."
Jason Gilbert, quiropraxista do Instituto Internacional de Quiropraxia

3 - "Dedicar alguns minutos da manhã à mente é uma fórmula eficaz para conseguir mais disposição. Ao acordar, tente relaxar, meditar e mentalizar com muita calma o que você vai fazer durante o dia, assim, evita o cansaço mental e físico."
Bokkulla Ramachandra Reddy, especialista em Ayurveda

4 - "Quando estiver doente, procure pensar em outras coisas e se envolva em atividades diferentes. Faça cursos, exercícios e esteja sempre estimulando o cérebro com algo novo. Dessa forma, nos preocupamos menos e sofremos menos."
Manoel Jacobsen, chefe do grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP)

5 - "Pratique exercícios moderados diariamente. Com certeza você ficará mais animado e bem-disposto, além de condicionar o corpo e fortalecer as defesas do organismo."
Eduardo Gomes de Azevedo, geriatra e autor do livro Tudo novo em seu corpo: atividade física.

6 - "Dormir é essencial para restaurar a atividade cerebral. O recomendado para adultos é de seis a oito horas por dia, do sono que chamamos de reparador."
Sérgio Tufik, diretor do Instituto do Sono de São Paulo

Fonte: revistavivasaude.uol.com.br


14 de janeiro de 2010

Dormir muito para compensar repouso perdido é ineficaz

Um fim de semana com horas generosas de sono não recupera 15 noites mal dormidas. Seriam necessárias várias noites de repouso completo para compensar o impacto na atenção e nos reflexos. Essas são algumas das conclusões de um estudo divulgado ontem pela revista "Science Translational Medicine" que avalia os efeitos da privação do sono.
As pessoas costumam se sentir dispostas e atentas nas primeiras horas do dia, o que produz a falsa sensação de que o déficit de sono foi compensado. Mas, com o tempo, o cansaço crônico se impõe. De uma hora para outra, o desempenho piora muito. O estudo conseguiu medir o impacto: à noite, a resposta a um estímulo pode ficar até dez vezes mais lenta.
A pesquisa menciona profissões como a de motorista, vigia ou residente médico, cujas atividades requerem atenção contínua, mas há o costume de dormir pouco ou trabalhar à noite. "Essas pessoas precisam entender que menos de seis horas diárias de sono, por mais de duas semanas, causam um impacto muito maior no desempenho do que uma noite passada em claro", afirma Daniel Cohen, principal autor do estudo e pesquisador do Brigham and Women"s Hospital, em Boston.
Pesquisas anteriores já mostraram que dormir seis horas por duas semanas poderia deteriorar o desempenho de modo semelhante ao consumo de álcool acima dos limites permitidos para dirigir. Cohen pretende descobrir agora quantas noites são necessárias para recuperar o déficit de sono.
Fonte: O Estado de S. Paulo.

8 de janeiro de 2010

Má postura

Estava sentada, em frente ao computador, pensando em um assunto para postar aqui. Quando percebi a maneira como estava sentada me espantei: absolutamente torta! Sugiro que a maioria de vocês analise sua postura... e creio que terão a mesma surpresa. Não é por acaso que as dores nas costas são tão frequentes... e talvez, a postura na frente do pc e da televisão, agrave ainda mais essa situação.
Segue abaixo uma reportagem sobre o tema:

Má postura: a grande vilã da coluna

Movimentos inadequados no dia a dia podem provocar desvios e dores na coluna. Especialistas afirmam que cuidar da postura é essencial para prevenir complicações musculares

A dor na coluna é um dos problemas de saúde mais comuns da vida moderna. De acordo com a Organização Mundial de saúde (OMS), 85% da população mundial sofre de dores na coluna. As causas dos problemas são simples e, na maioria das vezes, estão associadas ao sedentarismo. Para combater este mal, as academias de ginástica investem em aulas, exercícios e técnicas que ajudam a aumentar a resistência muscular e, principalmente, a melhorar a postura.

Pessoas de todas as faixas etárias e com as mais diversas ocupações são alvo da dor nas costas. Isso porque, além do sedentarismo, atividades simples do dia a dia como sentar, deitar e até andar são feitas de maneira incorreta. Exercícios físicos regulares são grandes aliados da coluna, como explica a professora de educação física, Paula Keiko Soga. “Músculos sedentários tendem ao encurtamento, se tornando mais rígidos. Tudo isso acarreta em uma sobrecarga de peso na coluna”, enfatiza.

Para combater as dores, o ideal é combinar três tipos de exercícios: alongamento, musculação e aeróbica. O alongamento é ideal para aumentar a flexibilidade, já a musculação, trabalha abdome e lombar. “Todos esses exercícios criam um cinturão que fortalece a base da coluna. A atividade aeróbica também é excelente para a perda de peso, outro fator que influencia as dores na coluna”, orienta Paula.

Exercícios de baixo impacto também ajudam

E para quem não gosta de fazer musculação, existem atividades alternativas que garantem resultados positivos. Modalidades aquáticas, que reduzem o impacto, como hidroginástica, estão entre as opções. Uma outra atividade muito procurada é o Pilates, que pode ser realizado individualmente ou em grupos. “Quem pratica Pilates consegue aliar alongamento, fortalecimento da musculatura e correção postural”, explica a professora. Outra novidade é o flying cords modalidade onde o aluno usa o peso do próprio corpo para os exercícios, ajudando, principalmente, na postura.

De acordo com a professora, é cada vez mais frequente a procura por exercícios que amenizem estas dores. “As aulas estão sempre cheias, e ao contrário do que muitos pensam, muitos jovens frequentam”, conta Paula. Isso é o resultado da rotina das pessoas, que passam horas sentadas, em frente ao computador sem se preocupar com a postura. A regularidade é fundamental para garantir resultados, como explica Paula Soga. Para ela, o ideal é que os exercícios sejam feitos duas vezes por semana. “Assim, o corpo recebe estímulos constantes, que vão evitar o encurtamento da musculatura”, afirma.

Fonte: oqueeutenho.uol.com.br

6 de janeiro de 2010

Buraco negro no centro da Via Láctea

A Nasa (agência espacial americana) divulgou nesta terça-feira (5) imagem de um buraco negro localizado no centro da Via Láctea, conhecido como Sagitário A*.

Com uma dimensão de 114 anos-luz, ele está localizado a cerca de 26.000 anos-luz da Terra, na constelação de Sagitário. É visível a partir dos dois hemisférios da Terra.

O Sagitário A* é supermassivo, ou seja, possui uma massa muito maior que a da maioria das estrelas massivas, com cerca de cem massas solares.

Os cientistas acreditam que as regiões centrais de praticamente toda galáxia --como é o caso da Via Láctea, onde fica a Terra-- contêm um buraco negro supermassivo como este, de um milhão de massas solares ou mais.

No entanto, de acordo com os astrônomos da Nasa, este buraco negro é um "devorador" fraco. Seu combustível vem de ventos originados em estrelas jovens, localizadas em uma relativamente longa distância do Sagitário A*, onde sua influência gravitacional é fraca, tornando-se difícil a captura.

A imagem foi produzida ao se utilizar diferentes faixas de energia de Raios-X do observatório da Nasa Chandra e utilizando códigos coloridos para representá-las. Os dados são de uma série de observações que duram no total um milhão de segundos, ou quase duas semanas.

Fonte: Folha On Line

4 de janeiro de 2010

Abandono de cães


Cachorro resgatado das ruas estampa selo a ser lançado na Inglaterra em 2010

Muitas pessoas acreditam que podem presentear seus familiares e amigos com filhotes de cães e gatos. Entretanto, isso pode causar um grande problema para a família e para a sociedade, uma vez que muitas pessoas não podem dar os devidos cuidados aos animais e acabam os abandonando. Caso essa seja a sua situação, procure abrigos para seu cão antes de deixá-lo nas ruas.
Na capital de São Paulo, existem cerca de 1,5 milhão de cães - um cão para cada sete habitantes. São 230 mil gatos - 1 para cada 46 pessoas. Destes, 70% semidomiciliados, 20% de domiciliados e 10% em total abandono. O principal fator que contribui para o sofrimento e abandono animal é a superpopulação, causada pela alta capacidade de reprodução. Uma única cadela e seus descendentes podem gerar 64.000 novos animais em seis anos. Uma gata, 420.000 gatinhos, em sete anos.

CACHORRO ABANDONADO

Um cachorro abandonado, é a maior tristeza.
Revela o Dono desalmado, o mundo perde a beleza.
Mostra o homem cruel, sem pudor na descortesia.
Um aviltante papel, " O Cão Jamais o Faria".

Um cachorro abandonado, é a maior decepção.
Revela o Dono despreparado, sem amor e educação
Perdeu a vergonha da cara, é uma podre alegoria.
Isso não é coisa rara, " O Cão Jamais o Faria".

Um cachorro abandonado, mostra a maior tirania.
Revela o Dono indelicado, homem sem sabedoria.
É o homem perdido, de tão trágica biografia.
Inconseqüente e desmedido, " O Cão Jamais o Faria".

Um cachorro abandonado, é a maior maldade.
Revela o Dono em pecado, e em crime de crueldade.
É uma infeliz maldição, essa tão infame judiaria.
É o homem em degeneração, " O Cão Jamais o Faria".

Um cachorro abandonado, é um grande atraso de vida.
O dono é um pobre coitado, que abre horrível ferida.
Uma tortura monstruosa, dos tempos da escravaria.
Uma ação tão criminosa, " O Cão Jamais a Faria".

Um cachorro abandonado, é pra toda gente chorar.
Um Dono desmoralizado, é o injusto a se manifestar.
Repugnante imoralidade, tão degradante covardia.
Falta total de civilidade, " O Cão Jamais o Faria".

Um cachorro abandonado, é retroceder na História.
Um dono desorientado, na mais infame trajetória.
É um coração sem Jesus, o Dono não tem cidadania.
Falta-lhe consciência e luz, " O Cão Jamais o Faria".

Um cachorro abandonado, é mostra de desumanidade.
Revela o Dono endiabrado, sem respeito a comunidade.
Ele não tem coração, e tira dos outros qualquer alegria.
Comportamento de maldição, " O Cão Jamais o Faria".

Azuir

Fontes: www.overmundo.com.br; www.arcabrasil.org.br; noticias.uol.com.br

3 de janeiro de 2010

Ciência X Política

Olá pessoal,

Começo o ano com um post que me animou ... e muito! Finalmente entrou na pauta para julgamento uma série de assuntos "científicos", sociais e polêmicos que devem ser discutidos pelo Senado em 2010! Acredito ser necessário iniciar certas discussões que podem auxiliar o desenvolvimento da ciência e ajudar muitas pessoas.
Veja parte da reportagem:

Em 2010, STF tem julgamentos polêmicos sobre fumo, álcool e má formação cerebral

Rosanne D' Agostino
Do UOL Notícias
Uma pauta recheada de assuntos controversos aguarda o retorno dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) em 2010. O Supremo volta a funcionar normalmente no dia 1º de fevereiro de 2010, com uma sessão solene de instalação do Ano Judiciário.
Entre os temas polêmicos, a Corte pode ter que decidir se a lei antifumo paulista pode continuar valendo, mesmo com a proibição de fumódromos no Estado, assim como sobre a lei seca, que impede a venda de bebidas alcoólicas nas estradas.
Os ministros também devem firmar entendimento sobre a possibilidade de aborto de bebês anencéfalos, julgamento que, a exemplo do que ocorreu com as pesquisas utilizando células tronco embrionárias, deve trazer muita discussão ao plenário.
Estão ainda na lista do que pode ser examinado pelo STF a questão das cotas raciais, em uma ação relativa às vagas reservadas no ProUni, programa do governo federal.