28 de outubro de 2009

Sistema Sensorial - 8°ano

Para complementar o estudo do sistema sensorial, fizemos a dinâmica "Testando os Sentidos". Os alunos deveriam, com os olhos vendados, adivinhar, utilizando o olfato e o paladar, qual o alimento que tinham nas mãos, incluindo sal, açúcar, achocolatado, canela e até pimenta! Depois, utilizando apenas o tato, deveriam reconhecer seus colegas. Com essa atividade, pudemos concluir que os sentidos mais desenvolvidos nos homens é a visão e a audição.
Confira algumas fotos da diâmica. Nem preciso dizer que a participação foi 10...

26 de outubro de 2009

9° ano...

Hoje, durante a aula de Química, me dei conta que o ano está acabando! E, mesmo contrariando os princípios lógicos do tempo, creio que este ano passou mais rápido.
Quando dei início ao último Grupo do ano com a 8ª série percebi que aqueles meninos e meninas que me acolheram tão bem desde o início do ano já estão de partida... e que farão muita falta!
Por isso, resolvi postar os trabalhos que fizeram para encerrar o estudo de sangue em biologia. Certamente passarei aqui mais uma vez para falar dessa turma até a formatura... e deixo o conselho: ainda temos prova teste. Portanto, nada de achar que estão de férias. :-D

23 de outubro de 2009

Britânicos preveem 1º transplante de útero humano em 2 anos

Cientistas britânicos que conseguiram realizar com sucesso transplantes de úteros em coelhos dizem acreditar que o desenvolvimento das pesquisas poderá levar ao primeiro transplante de útero humano em até dois anos.
A pesquisa com os coelhos foi apresentada nesta semana em uma conferência da Sociedade Americana para Medicina Reprodutiva, em Atlanta, nos Estados Unidos.
Os responsáveis pelo estudo formaram uma organização sem fins lucrativos para receber doações para financiar as pesquisas. Eles avaliam precisar de 250 mil libras (cerca de R$ 720 mil) para completar as pesquisas.
Os pesquisadores acreditam que os possíveis transplantes poderão oferecer uma alternativa às barrigas de aluguel ou à adoção para mulheres que tiveram seus úteros retirados por causa de doenças como o câncer de colo de útero.
Na pesquisa apresentada pelos pesquisadores britânicos em Atlanta, cinco coelhas receberam um útero usando uma técnica que conectava grandes veias e artérias, incluindo a aorta.
Duas das coelhas viveram mais dez meses, e os exames pós-morte mostraram que os transplantes foram um sucesso.
O próximo passo da equipe do ginecologista Richard Smith é tentar engravidar as coelhas por meio de inseminação artificial para ver como os úteros reagem, antes de passar as pesquisas para animais maiores.
Um eventual transplante de útero teria que durar o suficiente para que a mulher consiga gerar um bebê.
O parto teria que ser feito por cesariana, já que o útero transplantado não deve ser capaz de aguentar um parto natural. A concepção também deverá acontecer por meio de inseminação artificial, já que o útero transplantado levaria a um risco maior de uma gravidez ectópica.
"Acho que há uma grande diferença entre demonstrar a efetividade em um coelho e ser capaz de fazer isso com um animal maior ou com um humano", disse Tony Rutherford, presidente da British Fertility Society.
Fonte: BBC Brasil

20 de outubro de 2009

"Pai" de célula embrionária diz que uso é sonho

Cauteloso, James Thomson, considerado o "pai" das células-tronco embrionárias humanas, afirma que nos próximos dez anos a grande aplicação delas será em testes de novas drogas.
O resto, como o uso contra doenças, por exemplo, ainda é um "sonho", afirma ele.
Thomson está no Recife participando de um simpósio sobre o tema. Ele disse que não sentia que estava fazendo história no fim dos anos 1990, quando isolou pela primeira vez as células embrionárias.
"Durante um ano havia muito estresse. Para obter os resultados e publicar logo", comentou Thomson.
Sobre as células iPS (células-tronco adultas que, reprogramadas, voltam ao estado embrionário), Thomson disse que "são um caminho forte para o futuro", mas que ainda não se conhece o verdadeiro potencial delas.
Fonte: Folha de São Paulo

19 de outubro de 2009

Crocodilo de água salgada

O crocodilo-de-água-salgada é o maior réptil existente na atualidade e pode ser extremamente perigoso para o Homem. A sua distribuição é comum no Norte da Austrália e Nova Guiné. Este crocodilo habita rios e estuários, mas, como o nome indica, pode também ser encontrado em zonas costeiras de mar aberto.
O crocodilo-de-água-salgada reproduz-se durante a estação úmida, que decorre entre Março e Novembro, em zonas de água salgada. Nesta época, os machos adquirem um território que defendem de intrusos e procuram atrair as fêmeas com a emissão de sons. As posturas são feitas em ninhos construídos em terra com lama e ramos onde são enterrados 40 a 60 ovos que levam cerca de 90 dias a incubar.
Adeterminação do sexo dos pequenos crocodilos é feita através da temperatura dos ovos durante os primeiros dias após a postura: os machos são produzidos se a temperatura estiver em torno dos 31 °C; se as condições forem mais variáveis, as crias serão fêmeas. A mãe permanece junto do ninho durante todo o período, apesar de não ter parte ativa na incubação, e desenterra os ovos assim que ouve o chamamento das crias. Ela então desloca os filhos do ninho para a água à medida que vão nascendo e toma conta deles apenas até começarem a nadar sozinhos.

15 de outubro de 2009

Você sabe como surgiu o Dia do Professor?

Embora este seja um blog destinado à área de Ciências, julgo necessária uma breve explicação sobre o dia 15 de outubro!

O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

13 de outubro de 2009

Um dos piores hábitos alimentares do adolescente é pular refeições

Durante a adolescência ocorrem várias mudanças fisiológicas que afetam as necessidades nutricionais. O crescimento rápido e o ganho de massa muscular e óssea fazem com que os adolescentes necessitem de mais ferro e cálcio. Portanto, é preciso garantir a ingestão de alimentos ricos nesses elementos, como carnes vermelhas, feijões, grãos, leite e queijo.
Devido ao crescimento acelerado, os adolescentes precisam de uma dose extra de energia. Isso pode ser obtido através do consumo de carboidratos complexos (ao menos uma porção em cada refeição), de verduras, legumes e frutas (cerca de cinco porções ao dia), de laticínios (duas a três porções), e de proteínas (duas porções).
"As gorduras também exercem um papel fundamental no organismo, mas devem se limitar a cerca de 20% das calorias totais diárias. São elas que auxiliam na absorção das vitaminas A, D, E, e K, e ajudam na produção de hormônios importantes. A preferência são as gorduras insaturadas presentes nos óleos vegetais, azeite de oliva, nozes, peixes, etc.", destaca a nutricionista Michele Ferreira de Simone.
Outros importantes hábitos a serem cultivados nessa faixa etária é a ingestão de muito líquido, especialmente água (cerca de oito copos por dia) e ter refeições regulares. Um dos piores hábitos cultivados nessa faixa etária é o de pular refeições, o que é prejudicial para o apetite, para a nutrição e, consequentemente, para a saúde. O café da manhã, uma das refeições mais "esquecidas" pelos adolescentes, é também a mais importante. Um café da manhã reforçado fornece nutrientes essenciais e melhora a concentração de manhã.
Um dos grandes problemas dessa faixa etária é mais psicológico do que físico. Isso porque a adolescência é um período de rebeldia e independência, em que os adolescentes querem fazer suas próprias opções - inclusive na alimentação. Muitas vezes os adolescentes acabam cedendo à pressão dos amigos ou ao apelo de comidas rápidas e consumindo mais gorduras e açúcar do que o recomendado e deixando de lado alimentos mais nutritivos. "A alimentação deve partir do seguinte pressuposto: quanto mais natural, melhor", recomenda.
Segundo a nutricionista, é importante priorizar alimentos frescos e in natura, como frutas, sucos, verduras e legumes. É recomendável optar pelos itens integrais (pão, arroz, bolacha etc); e dar preferência a alimentos assados, cozidos ou grelhados, além de evitar carnes e queijos gordurosos e substituir os doces mais gordurosos pelos a base de frutas. Mas isso não significa deixar de lado pizzas, hambúrgueres, bolos e tortas. É só moderar seu consumo ou então optar por uma versão mais saudável: "Um hambúrguer com batatinha, por exemplo, tem como se tornar uma opção saudável, se for feito com carne moída magra, queijo light, alface, tomate e batatas ao forno com azeite e alecrim. Pode-se comer de tudo desde que a alimentação seja balanceada. A palavra não é proibição e sim moderação", diz Simone

12 de outubro de 2009

Quem veio primeiro: o ovo ou a galinha?

Essa é uma pergunta clássica. Por isso, resolvi dedicar uma postagem para respondê-la. Mesmo porque, sempre tem algum aluno que ainda me questiona...
Na ocasião do lançamento do DVD O galinho Chicken Little, em março de 2006, a Disney reuniu um comitê para pôr um ponto final no longo enigma: quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?
O veredicto foi unânime. "A primeira galinha deve ter se diferenciado de seus pais por alguma modificação genética, que fez com que fosse a primeira a atender os critérios para ser chamada de galinha autêntica", observa John Brookfield, biólogo evolucionista da University of Nottingham, na Inglaterra. "Dessa forma, o organismo vivo dentro da casca de ovo teria tido o mesmo DNA da galinha em que se desenvolveria, e assim seria um membro dessa espécie de aves." O que reconhecemos como sendo o DNA de uma galinha existe primeiro dentro de um ovo, de onde se conclui que o ovo nasceu primeiro.
Fonte: Scientific American

9 de outubro de 2009

Teste de vacina contra Aids reduz pela primeira vez risco de infecção

A vacina - uma combinação de duas vacinas experimentais já testadas - foi administrada a 16 mil voluntários na Tailândia, no maior teste já realizado com uma vacina contra a Aids.Os pesquisadores concluíram que a vacina reduziu em quase um terço o risco de contrair o vírus HIV, que provoca a doença.
O resultado está sendo visto como um avanço científico significativo, mas uma vacina global ainda está distante. O estudo foi realizado pelo Exército americano com o governo da Tailândia e durou sete anos. Todos os voluntários - homens e mulheres com idades entre 18 e 30 anos - não eram portadores do HIV e viviam em algumas das regiões mais afetadas da Tailândia.As vacinas combinadas para a produção desta já haviam sido testadas, sem sucesso. Metade dos voluntários recebeu a vacina e a outra metade recebeu um placebo. Todos receberam aconselhamento sobre prevenção do vírus HIV. Entre os voluntários que receberam a vacina, o risco de infecção pelo HIV foi 31,2% menor do que entre os que tomaram o placebo.
"O resultado é extremamente encorajador. Os números são baixos e a diferença pode se dever à sorte, mas a conclusão é a primeira notícia positiva no campo de vacinas contra a Aids em uma década", disse Richard Horton, editor da revista médica Lancet."Nós devemos ser cautelosos, mas ter esperança. A descoberta precisa ser replicada e investigada urgentemente.
" O resultado também foi comemorado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo programa conjunto da ONU para a Aids (UN/Aids).Segundo eles, os resultados ,"caracterizados como modestamente protetores...trouxeram nova esperança no campo de pesquisa de vacinas contra a Aids".
Estima-se que cerca de 33 milhões de pessoas no mundo são portadoras de HIV.

8 de outubro de 2009

Trabalho 7°ano

Estou passando para fazer um post especial para o 7°ano. Aproveito para agradecer o empenho na realização dos seminários do 3°bimestre.
Segue abaixo a letra da música sobre os poríferos desenvolvida pelo grupo das alunas: Raquel, Larissa, Isabella, Lúcia e Beatriz. Ficou ótimo!!
Assim que conseguir converter o vídeo para uma versão compatível com meu computador, irei postá-lo aqui também...
Parabéns!!
Poríferos
As esponjas
pertencem aos poríferos
por isso
são chamadas
de filtradoras
são também conhecidas
como esponjas
da antiguidade
usadas pra lavar as suas roupas.
[Refrão]
Pois possuem espículas
tipo de espinhos
que dão ou não proteção
possuem sistema de reprodução
digestão e excreção
Podem ser pretas ou brancas
de vários tamanhos formas
Aparências
Vivem no mar
possuem o ósculo
parte superior
O átrio é a
cavidade central
possuem células
especiais que
possuem um flagelo
chamados coanócitos
Eles ajudam na proteção
Oh yé
Os poríferos
vivem no mar
todos adoram estudar
A Juliana
vai nos ajudar
[Refrão ]

6 de outubro de 2009

Comparação - mitose e meiose (9°ano)

Atendendo a pedidos, segue o link para baixar o arquivo da aula de revisão de hoje...
Agora é só estudar bastante... e controlar a ansiedade para a viagem do NR!!
Boa prova e boa viagem :-)
http://www.megaupload.com/?d=FZBOXCCZ

Concurso premia as melhores fotos de natureza

O concurso é dividido em 17 categorias, incluindo juvenis. Os vencedores serão anunciados no próximo dia 21/10. A exposição fica em cartaz no Museu de História Natural de Londres até abril.

Na categoria Comportamento de Mamíferos, a foto "Pesca na Água" mostra um urso pescando em plena ação.

Bebê de Borneo" é finalista na categoria Retratos de Animais. Para o fotógrafo, a imagem mostra uma incrível semelhança entre o filhote de orangotango - com menos de dois meses de idade - e bebês humanos. Foi tirada em um parque nacional na Indonésia.



A foto "Morte Íntima", finalista na faixa etária de 11 a 14 anos, foi tirada no momento exato em que a cobra dava o bote em uma lagartixa.

3 de outubro de 2009

USP desenvolve pele artificial para evitar testes com animais

Um laboratório da USP desenvolveu uma pele artificial que pode substituir testes de cosméticos em animais e ajudar também em sua redução nos testes farmacológicos. Agora, as pesquisadoras estão em fase de contatos com empresas para viabilizar o financiamento da utilização do modelo desenvolvido, apesar de ele já estar pronto há cerca de um ano.
De acordo com a professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP Silvya Stuchi, responsável pela pesquisa, já existem outros modelos de pele artificial sendo utilizados nos Estados Unidos e Europa. No entanto, há dificuldades de transporte e importação, já que é um material vivo e sensível.
Assim, quando há a demanda de não usar animais no Brasil --ou pelo menos usar menos--, o que acaba acontecendo é o envio dos princípios ativos dos cosméticos para testes no exterior. O problema é que a indústria brasileira gasta muito para fazer testes em outros países.
"Desenvolvemos uma estrutura de pele completa, com três elementos", diz Stuchi. "o melanócito, responsável pela pigmentação; o queratinócito, responsável pela proteção; e o fibroblasto, segunda camada", explica ela.
A matéria-prima utilizada para criar a pele é na verdade de doadores humanos mesmo, que fazem cirurgias plásticas --no caso do laboratório da USP, são utilizadas doações do Hospital Universitário. Assim, as células são cultivadas em placa de petri e são formados os tecidos, incluindo a derme e epiderme.
O objetivo original do desenvolvimento da pele, no entanto, que começou há 15 anos, foi para o estudo do melanoma, um tipo grave de câncer de pele.
Fonte: Folha On Line

Modelo de pele artificial desenvolvida pela USP constitui estrutura completa tripla e deve ajudar na substituição de animais em testes

2 de outubro de 2009

Loa Loa

Embora o conteúdo de verminoses já tenha sido concluído no grupo 06, resolvi fazer esta postagem para responder melhor às dúvidas de alguns alunos referentes à última aula do 7°ano.

A Loa loa é uma doença tipo filaríase, ou seja causada por vermes nemátodes (verme Loa loa). Estes vermes estabelecem-se em pares macho e fêmea nos vasos linfáticos, podendo causar entumescências devidas à deficiente drenagem da linfa. Os vermes adultos produzem sexualmente inúmeras larvas microscópicas que migram pelo corpo, e são sugadas pelas moscas transmissoras do sangue. A passagem destas larvas pode dar diversos sintomas. É comum as larvas migrarem de forma vísivel pelo branco do olho, donde vem o seu nome alternativo de larva do olho.



É transmitida pela picada das moscas gigantes da família Tabanidae, especialmente as do género Crysops. Existe na África tropical. O tratamento é com dietilcarbamazina e cirurgia.





Ciclo de vida: